Matrículas

Intenção de Matrícula 2021

Olá, bem-vindo ao Colégio Dom Felipe!

O passo-a-passo abaixo foi desenvolvido para esclarecer os procedimentos de ingresso no Colégio Dom Felipe. Nele você confere cada uma das etapas e as especificidades para níveis e ano/séries.

Caso você não encontre aqui a informação que procura, entre em contato conosco no setor de matrículas:

Passo 1: Conheça o Dom Felipe!

Você chegou até nós! Nesta etapa convidamos você a conhecer nossa proposta pedagógica e o cotidiano da Escola visitando nossos canais online, como o Facebook, Instagram e acessando as outras áreas do site.

Passo 2: Formulário de Intenção

Você está interessado em saber mais sobre o Dom Felipe? Registre seu interesse no processo de ingresso para seguir para a próxima etapa. Você pode acessar o formulário de intenção de matrícula aqui: https://forms.gle/86ZVDQr8V87jVZtZ7

Passo 3: Visita às instalações da Escola (opcional) –Visitas sem agendamento estão suspensas temporariamente

Caso não conheça as instalações do Dom Felipe, você poderá agendar uma visita para conhecer a Escola em funcionamento.

As visitas são realizadas com data e horário, mediante agendamento. Para participar, basta preencher a ficha de intenção (ver passo 2) e aguardar nosso contato.

Passo 4: Apresentação da Proposta Pedagógica (recomendado)

Sua participação na reunião de apresentação da proposta pedagógica da Escola é muito importante. As reuniões são realizadas pelas equipes de orientação pedagógica e educacional de cada um dos respectivos níveis. É uma ótima oportunidade para os responsáveis conhecerem em profundidade nosso trabalho e esclarecerem quaisquer dúvidas. Para participar das reuniões, basta preencher a ficha de intenção (ver passo 2) e selecionar a melhor data. Você receberá um e-mail de confirmação com as orientações.

Obs.: Diante da impossibilidade de fazer um atendimento presencial, estamos organizando pequenos grupos para uma conversa em ambiente virtual.

Passo 5 – Avaliação Diagnóstica (Educação Infantil ao Ensino Médio)

O passo 5 direciona a equipe pedagógica a traçar, de forma personalizada a trajetória de estudos do (a) candidato (a) em 2021. Para caminhar nesse passo, é preciso responder ao Formulário [passo 2] para identificarmos a série /ano que o (a) candidato (a) irá estudar em 2021 e direcionar o processo de avaliação.

Educação Infantil I ao III – Entrevista com a Equipe Pedagógica e Setor de Psicologia da Escola.

O objetivo da Entrevista, que não tem caráter eliminatório ou classificatório, é verificar a dinâmica familiar e orientações para os primeiros anos de estudo.

Educação Infantil IV e V – Entrevista com a Equipe Pedagógica e Setor de Psicologia da Escola.

Caso o (a) candidato (a) tenha interrompido os estudos em 2020, fará atividade avaliativa para direcionamento do nível e estilo de aprendizagem.

O objetivo da Entrevista e Avaliação Diagnóstica, que não tem caráter eliminatório ou classificatório, é verificar a rotina familiar e conhecimentos prévios das crianças de 4 e 5 anos.

1º ao 9º ano Ensino Fundamental Ensino Médio – O objetivo da avaliação diagnóstica, que não tem caráter eliminatório ou classificatório, é verificar os conhecimentos prévios e possibilitar aos professores e orientadores conhecer o desempenho do candidato(a). Se necessário, a Coordenação marcará entrevista com o (a) candidato (a).

A avaliação ocorrerá do dia 12 a 16 de outubro, (modalidade online), através de um formulário que será disponibilizado por e-mail. Após sua correção, a devolutiva da avaliação será feita por e-mail e, caso necessário, a Coordenação Pedagógica agendará com os pais e responsáveis.

Passo 6: Matrícula

Se você chegou até esta etapa, seu interesse na Escola está amadurecido e você quer continuar no processo de matrícula. Para participar dessa etapa, o(s)responsável(eis) devem comparecer à secretaria da Escola, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, localizada na sede Matriz, endereço: Avenida Independência, 1652. Nesta fase, os procedimentos variam conforme o ano/série de interesse.

Para a efetivação da matrícula, o passo 5 é pré-requisito para esta etapa, e a documentação necessária está especificada abaixo. Os procedimentos, mais uma vez, variam de acordo com o ano de ingresso:

Educação Infantil

A matrícula, que garante a vaga do(a) aluno(a) para o próximo ano, poderá ser realizada a partir do dia 05 de outubro, na secretaria da escola. É necessário trazer:

  • cópia da certidão de nascimento;
  • 2 fotos 3×4 atuais;
  • declaração de escolaridade, constando a frequência nas duas últimas etapas da Educação Infantil;
  • relatório escolar;
  • contrato de prestação de serviços educacionais, assinado.

No ato da matrícula serão realizados:

  • preenchimento do requerimento de matrícula;
  • pagamento da matrícula, que será referente à primeira parcela da anuidade de 2021.

1º ano do Ensino Fundamental

A Escola entrará em contato com as famílias na segunda quinzena de outubro para efetivar a matrícula mediante a entrega de:

  • cópia da cédula de identidade e CPF do(a) aluno(a);
  • cópia da cédula de identidade e do CPF do pai e da mãe e/ou responsável financeiro;
  • cópia do comprovante de residência do responsável financeiro;
  • ficha de matrícula e termo de responsabilidade, assinados;
  • contrato de prestação de serviços educacionais, assinado.
  • relatório escolar;
  • declaração de escolaridade, constando a frequência;

2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

A Escola entrará em contato com as famílias na segunda quinzena de outubro para efetivar a matrícula mediante a entrega de:

  • cópia da cédula de identidade e CPF do(a) aluno(a);
  • cópia da cédula de identidade e do CPF do pai e da mãe e/ou responsável financeiro;
  • cópia do comprovante de residência do responsável financeiro;
  • ficha de matrícula e termo de responsabilidade, assinados;
  • declaração de escolaridade, constando a aprovação;
  • boletim escolar atualizado;
  • histórico escolar;
  • contrato de prestação de serviços educacionais, assinado.

A matrícula será efetivada após a entrega da documentação especificada acima e o pagamento do valor correspondente na tesouraria da sede Matriz.

*Após o período de matrícula, para informações sobre vagas remanescentes, contate a escola.