No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca-se que o aluno desenvolva a autonomia e a percepção do seu papel como agente transformador, por meio da construção de conhecimentos basilares, que envolvam a aprendizagem de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores.
Os professores trabalham para proporcionar o desenvolvimento de cada criança como um ser único, coletivo, particular e global:
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.
Nesse contexto, o aluno é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los por meio do trabalho com múltiplas linguagens, raciocínio lógico e crítico, desenvolvimento da criatividade e imersão no mundo da leitura, vivenciando a colaboração.
Atividades de Destaque